O publico alvo deste blog são os jovens, por que o objetivo principal deste espaço é mostrar o valor histórico e cultural da cidade de Bélem aos que mais a desprezam. muitos não sabem por que o nome do bairro é "cremação". acho que a maioria não sabe quem foi senador Lemos (Que hoje é uma das principais ruas do Telégrafo), e também por que o nome do bairro é "Marco".
Cresça em todas as áreas da sua vida, e uma delas é o conhecimento histórico da sua região. não se conforme em não saber quase nada sobre sua cidade. deixe para trás o pré-conceito com você mesmo.
Tenha conhecimento da sua origem aqui...

domingo, 31 de outubro de 2010

Bairro da Cremação

O Bairro de Cremação, tem sua origem no antigo Forno Crematório construído durante a administração do Intendente Municipal Antônio Lemos (1897-1910), Que aliás, foi o primeiro forno crematório da América Látina, Veio junto a outras medidas de saneamento da cidade, hoje o Forno Crematório encontra-se desativado e funciona como uns dos principais logradouros de lazer do bairro.
O propósito desse forno era queimar lixo, atente que ele foi construido na época da belle époque (bela época em francês), e uma das prioridades dessa visão era manter a cidade limpa.
O bairro da cremação também foi um dos primeiros da cidade a ter calçadas
Atualmente
Atualmente o bairro é considerado nobre (em parte). o crescimento está sendo vertical. é um lugar também de grande concentração comercial (lojas, centros de serviço, etc.)

As principais ruas da cremação são:Avenida Alcindo Cacela, Travessa 9 de Janeiro, Rua dos Caripunas, Rua, Engenheiro Fernando Guilhon (Antiga Conceição).




As ruas com calçadas
(perceba o perfil Europeu)












Antigo Centro crematório






8 comentários:

  1. Estou a dois meses morando na cremação e fiquei curiosa sobre o forno crematório-caminhei na pracinha ao lado-então tive a ideia de pesquisar sobre o bairro e também sobre o forno, que pra mim era uma icógnita...Voce saberia me dizer em que ano esse forno foi desativado?
    Adorei seu blog...muito esclarecedor.
    voce está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forno Crematório de Belém
      O período de apogeu da economia da borracha produziu em Belém, um processo de transformações que tentava dar à cidade as feições urbanas de suas pretensas congêneres na Europa. Foi nesse período, em 31 de janeiro de 1901, que o Intendente Antônio Lemos (1897-1910) inaugurou, na Rua 22 de Junho (atual Av. Alcindo Cacela) um moderno Forno Crematório, em substituição a um antigo forno que existia no bairro de Batista Campos. Veio junto a outras medidas de saneamento da cidade. O Forno Crematório foi desativado na década de 80 e a área do antigo forno funciona como uns dos principais logradouros de lazer da cidade. O Bairro da Cremação, tem sua origem desse antigo forno crematório.
      Fonte: http://parahistorico.blogspot.com/20...era-lemos.html

      Excluir
  2. Tenho aqui em Porto Alegre uma amiga que dia ter morado neste bairro com seus familiares á mais de 30 anos ela os busca desesperada o nome dela é Venalza Evangelista Gonçalves se pai é José e sua mãe Maria terezinha

    ResponderExcluir
  3. Ela ainda procura por seus familiares?

    ResponderExcluir
  4. Ela ainda procura por seus familiares?

    ResponderExcluir
  5. Ela ainda procura por seus familiares?

    ResponderExcluir
  6. Meu pai é sua família moraram aí por muitos anos. Meu pai chegou criança na Cremação. Na passagem Vencedora

    ResponderExcluir