O publico alvo deste blog são os jovens, por que o objetivo principal deste espaço é mostrar o valor histórico e cultural da cidade de Bélem aos que mais a desprezam. muitos não sabem por que o nome do bairro é "cremação". acho que a maioria não sabe quem foi senador Lemos (Que hoje é uma das principais ruas do Telégrafo), e também por que o nome do bairro é "Marco".
Cresça em todas as áreas da sua vida, e uma delas é o conhecimento histórico da sua região. não se conforme em não saber quase nada sobre sua cidade. deixe para trás o pré-conceito com você mesmo.
Tenha conhecimento da sua origem aqui...

domingo, 31 de outubro de 2010

A origem de Bélem


Em 12 de janeiro de 1616, Bélem foi fundada pelo Capitão-mor
Francisco Caldeira Castelo Branco, encarregado pela coroa portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os holandeses e ingleses. Numa península habitada pelos índios Tupinambás, estrategicamente situada na margem direita do rio Guamá, onde este rio deságua na baía do Guajará, foi construido o Forte do Presépio, marco inicial da cidade. O Forte, em seguida, o colégio e a igreja dos Jesuítas formaram o núcleo original da cidade que, posteriormente, seria denominada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. A galera que se formou ao redor do forte foi chamada, inicialmente, de Feliz Lusitânia. Depois, chamou-se Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e, finalmente, Belém do Pará.
Como você pode ver no mapa ao lado, Bélem fica em uma posição geográfica prestigiada

Como você pode ver, esta pintura simbólica representa a fundação de Belém, e a construção do forte do Presépio, obra de Theodoro Braga, 1908

Nenhum comentário:

Postar um comentário